VISTO!

05.06.2015

Você sabe como funciona um VISTO?

 

Vistos são autorizações de entrada para um não-cidadão num território estrangeiro e eles podem ser concedidos na chegada ao país de destino ou serem retirados previamente.

 

Alguns são gratuitos, outros exigem o pagamento de uma taxa de expedição. Confira antes de viajar os países que exigem vistos de turismo de Brasileiros e não fique na mão na hora da Imigração!

O passaporte brasileiro é muito bem aceito em quase todo o mundo. Desta forma, nas dezenas de territórios e países por aí, o passaporte azulzinho é tão bem-vindo que em poucos você precisa solicitar visto prévio, aquele antes de viajar. Só como exemplo, dos 30 países mais visitados por Brasileiros, apenas 6 exigem visto prévio (Austrália, Angola, Canadá, China, EUA e Japão)!

 

O VISA ON ARRIVAL – visto de turismo concedido na chegada ao país de destino – é o mais comum para passaportes tupiniquins e é concedido na hora pelo oficial de imigração. Alguns países podem exigir que você comprove vínculos com seu país de origem que o façam retornar após o período de turismo (emprego, estudos, família, etc.) e/ou que você demonstre como poderá bancar sua estada no país (cartão de crédito, VTM, extratos bancários, entre outros). Estas exigências variam de país para país e podem ser mais restritivas em destinos que recebem grande fluxo migratório ilegal de Brasileiros, então não se assuste. Mostrando sua passagem de ida e volta, fundos e vínculos (uma carta de férias do seu trabalho pode ajudar muito) você não deve ter problemas. SE LIGUE NAS DICAS DO GUI NO FIM DA MATÉRIA  ;-)

 

Países que não concedem VISA ON ARRIVAL exigem que você contate o Consulado ou Embaixada deles em seu país de origem e solicite o visto antes da viagem. Para tal, reserve entre 40 e 60 dias, dependendo do país, pois os trâmites consulares podem ser demorados.

 

A exceção a este padrão de vistos são os países do Mercosul e América do Sul – exceto Guiana Francesa – que aceitam viajantes apenas com a carteira de identidade recente, não necessariamente requisitando passaporte. Vale lembrar que a Guiana Francesa não é um país, mas um território ultramarino francês.

 

ATENÇÃO

Com visto ou sem visto, alguns países podem exigir vacinas, então verifiquem todas as exigências antes de viajar.

 

Países do Mercosul, Tratado Schengen*, Reino Unido, Irlanda, Rússia, México e Israel não solicitam, por exemplo, visto prévio, mas outros destinos populares podem exigir certos trâmites. Na tabela abaixo, vocês conferem alguns destinos que exigem vistos de Brasileiros e quais deles exigem vacinas:

Para a lista completa de países, consulte a tabela do Ministério das Relações Exteriores clicando AQUI.

 

 

DICAS DO GUI

  • Passaporte – Sempre bom lembrar que seu passaporte deve ter mais de 6 meses de validade. Mesmo antes de vencer, você pode emitir outro e é recomendável levá-lo em qualquer viagem internacional, vai que alguma oportunidade massa aparece no caminho!

  • Vacinas – Não basta tomar as vacinas indicadas, você deve emitir um Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIPV). O procedimento é simples e gratuito, assim como as vacinas exigidas internacionalmente. Basta realizar seu pré-cadastro e emitir seu CIPV antes de viajar. Todas as informações no site da ANVISA, clicando AQUI. Mesmo não exigindo vistos para Brasileiros, alguns países podem pedir o CIPV!

  • Exceções – Alguns países estão na lista mas concedem VISA ON ARRIVAL, como vocês podem observar. Isto existe basicamente por questões diplomáticas. O Brasil pratica a reciprocidade diplomática, que significa, a grosso modo, que o que é praticado com um cidadão brasileiro no exterior, é praticado aqui com um cidadão estrangeiro daquele país, isto inclui vistos. Todavia, o Brasil exige certos vistos de visitantes de países que não necessariamente requerem vistos prévios de brasileiros. O Camboja e a Indonésia, por exemplo, costumam cobrar uma taxa na chegada de acordo com o tempo de sua estada, não necessariamente requisitando o visto prévio. De qualquer forma, se você pretende visitar um destes países é melhor se programar e entrar em contato com o Consulado ou Embaixada de cada um.

  • Vistos de Trânsito – Você pode ter tudo pronto para sua viagem, inclusive o visto do destino, mas se seu voo não é direto – faz escalas em outros países – verifique a exigência do país da escala para um visto de Turismo ou Trânsito. Por exemplo, você vai viajar para o Canadá e passagens com escalas nos EUA são mais baratas. Vale a pena comprar? Só se você tiver visto de turismo americano ou se terá tempo de tirar o visto americano de turismo ou trânsito! Os EUA exigem que qualquer viajante que pouse em solo americano tenha no mínimo um visto de trânsito. Eu particularmente recomendaria a solicitação desde já de um visto de turismo. O visto de turismo americano dura até 10 anos para brasileiros e os trâmites e taxas não são tão distintos de um visto de trânsito que só permitirá sua entrada especificamente para a conexão. #FICADICA!

  • *Tratado Schengen – É comum que agências de viagem misturem as bolas quando se trata de União Européia, mas o Gui alerta: NÃO SÃO A MESMA COISA! Não é em todo lugar da União Européia que o passaporte Brasileiro tem a mesma facilidade de entrar. O Tratado Schengen engloba alguns países da Europa, inclusive Noruega, Suíça e Islândia que não fazem parte da UE e permite que Brasileiros recebam VISA ON ARRIVAL e tenham livre trânsito dentro da área do Tratado por até 90 dias para turismo a cada semestre. Liechenstein, Bulgária, Romênia e Chipre estão na UE mas NÃO fazem parte ainda do Tratado e podem exigir vistos de cidadãos Brasileiros! Da mesma forma, Reino Unido e Irlanda também não fazem parte do Tratado, mas concedem VISA ON ARRIVAL para brazucas – o do Reino Unido chega a até 6 meses de duração – mas para entrar nestes países mesmo vindo da área do Tratado é necessário realizar novamente o processo de Imigração. Leia mais sobre o Tratado AQUI.

  • Como facilitar a Imigração – Algumas eu já dei ao longo do texto, mas em suma, é sempre bom ter em mãos durante sua passagem na Imigração:

  1. Passaporte válido por no mínimo 6 meses;

  2. Acomodação no Destino (reserva de hotel, hostel; endereço e telefone)

  3. Reservas (Dinheiro para se manter no país: cartões, em espécie, travellers, extratos, etc)

  4. O que vai fazer no país? Se for a turismo, mostre sua passagem de ida e volta (sempre tenha seu ticket impresso ou no celular para mostrar), se for estudar por um período menor que o visto de turismo, mostre a documentação da escola. Lembre-se: Se sua intenção é estudar por mais tempo do que o visto de turismo permite sua estada, solicite previamente um visto de estudos!

  5. Seguro Viagem – não é obrigatório em vários países, mas é muito recomendado. Qualquer acidente no exterior pode ter uma conta de hospital mais cara do que sua viagem inteira!

  6. Dica esperta: Mesmo se você pretende ficar na casa de um amigo, reserve um hostel baratinho por poucos dias apenas para mostrar na Imigração. Se você informar o Oficial que conhece alguém no país ou que vai ficar na casa desta pessoa, a Imigração pode exigir informações mais complexas como o que seu amigo faz, onde mora, por quanto tempo vive lá, se ele pode te sustentar durante sua estada, etc. Para evitar complicações, faça sua própria reserva e entre como um turista de verdade.

  7. IMPORTANTE: Mesmo com o visto prévio garantido, você deverá passar pela Imigração no destino e lá ser aprovado, então tenha toda esta documentação pronta, caso o Oficial a solicite.

 

Sentiu falta de alguma informação ou precisa de uma mão ao programar sua viagem, só me escrever clicando no Fale com o Gui!

 

Siga o Blog curtindo a página do Gui Por Aí e fique por dentro dos próximos posts e depoimentos, dicas, tops, roteiros e muito mais!

 

Você também pode participar mandando sua foto para o nosso Instagram, ou seu depoimento, dúvidas e dicas locais no e-mail abaixo ou clicando aqui.

 

Please reload

  • Facebook Limpa
  • Instagram Limpa
  • Twitter Clean
DESTAQUE

Bolívia!

29.01.2016

1/10
Please reload

PARA IR ALÉM
PESQUISA
 POSTS RECENTES