PERGUNTA: O que fazer em Montréal em pouco tempo?

A Pergunta de hoje foi enviada pela Mylena que vai estudar em Montréal e gostaria de idéias para aproveitar a cidade e região em pouquíssimo tempo. Gui Por Aí foi atrás e em resposta, a querida Theyde que mora lá no Canadá nos deu as melhores dicas locais! 

Se liguem na resposta da semana, direto de Montréal:

Montréal é uma cidade relativamente pequena, uns 2 milhões de habitantes, e com várias particularidades. É bilíngue e ao mesmo tempo cheia de quebecois* separatistas que se recusam a falar inglês, mas como turista dá pra se virar bem!

 

Vamos aos pontos turísticos clássicos daqui:

  • Vieux-Port: onde a cidade começou. Tem passeio de carruagem, prédios centenários e a Notredame.

  • Mont Royal: o ponto mais alto. Deu o nome a cidade e tem a melhor vista panorâmica daqui.

  • Complexo do Parque Olímpico: com o Parque Maisonneuve, Jardim Botânico e Biodome, tudo pertinho e sempre com eventos diferentes.

  • Oratório de Saint Joseph: igreja gigante e linda do outro lado da cidade.

  • Cemitério de Cotê de Neige: para quem gosta. Fica do outro lado do Mont Royal, perto do Oratório e é um dos maiores da América do Norte.

Além destes, há o Parque Jean Drapeau, que tem o Autódromo, o Casino de Montreal, a Biosfera (museu do ecossistema) com eventos o ano todo, o Parque Aquático, mas só no verão! Também rolam shows, raves. Tem um parque de diversões que pertence ao Six Flags chamado La Ronde que entre julho e agosto tem uma competição de fogos de artifício muito famosa aqui e para a cidade. E Downtown, centro financeiro e comercial. Para turistas de uma semana é o que tem.

 

Bairros boêmios, temos o Plateau e Mile End com bares e gente alternativa (isso tem na cidade toda). Tem o hotel em que se hospedou o John e a Yoko também. Claro que tem lugares muito mais legais que estes, mas estes são básicos para quem vem para cá!

Pra comer, aqui tem uma diversidade culinária, se não me engano uma das mais diversas da América do Norte; gastronomia aqui é muito forte, só falta uma boa churrascaria brasileira rs, mas os pratos tradicionais daqui são o poutine (batatas fritas com gravy e queijo) com várias versões e disponível em quase todos os restaurantes, mas os turísticos são o Poutineville e o La Banquise (não coma o do McDonald's). Temos a Smoked Meat também, uma carne defumada tipo pastrami que se come com uma mostarda bem gostosa e o ponto turístico ideal para saboreá-la é no Shwartz's na Rue St. Laurent, muito famosa pelos restaurantes e baladas.

 

Temos Bixi – um sistema público de transporte por bicicletas – ou seja, a cidade é quase toda coberta por ciclovias e pode-se conhecê-la quase toda de bike, exceto no inverno. Mas o auge aqui, e o período que eu mais gosto, é o Verão. Há os festivais, em Downtown tem um lugar chamado Place des Arts que de maio a agosto vira calçadão e tem shows quase todos os dias. Festivais como Francofolies, Festival Internacional de Jazz, Moda, Just Pour Rire e outros tomam esse espaço no verão. A cidade fica cheia, super animada! Não podemos esquecer do Village, bairro gay, mas o pessoal daqui acha meio caído.

 

O Canada é velho, mas acho que está se renovando. As coisas que eu gosto hoje na verdade estão nos arredores de Montréal, tem de dispor de carro ou de mais tempo pra conhecer, como pedalar na beira do rio em Lachine, comer frutos do mar em Saint Anne de Belleveu, o Festival de Balões em Agosto, em St Jean Richelieu, vários fortes e pontos históricos nos arredores, os parques nacionais, Mt Tremblant, etc.

 

Well....adoro o lugar que escolhi pra morar e não saio daqui tao cedo...hahaha

 

Obrigado Thethê! Sempre que quiser nos escreva com o melhor de Montréal e do Canadá! 

 

*quebecois - são os nativos da Província de Québec, da qual Montréal é a maior cidade. Por serem francofones (falarem francês como primeira língua) e possuírem uma história de disputas políticas e territoriais, alguns tendem a defender a separação do restante do Canadá, anglofone em sua maioria.

 

Sentiu falta de algum ponto turístico, ou de alguma dica de Montréal? Nos escreva, clicando no Fale com o Gui!

 

Siga o Blog e curta Gui Por Aí no Facebook para acompanhar os próximos posts, depoimentos, dicas, roteiros e muito mais!

 

Participe e mande seu depoimento, fotos ou suas dúvidas no nosso e-mail!

 

 

Fontes das Fotos em Ordem no Texto: 1. conferences.telecom-bretagne.eu / 2.www.red-leaf.com

Please reload

  • Facebook Limpa
  • Instagram Limpa
  • Twitter Clean
DESTAQUE

Bolívia!

29.01.2016

1/10
Please reload

PARA IR ALÉM
PESQUISA
 POSTS RECENTES