Day Trips UK

07.05.2015

Então você está na Inglaterra, estudando ou curtindo aquelas férias em Londres e de repente sobrou um dia livre... que tal conhecer um outro canto do país? 

 

Gui Por Aí selecionou os melhores destinos, todos num raio de apenas 1 hora de Londres, para você curtir as várias faces da Inglaterra! Alguns você pode fazer sozinho e economizar, outras é melhor fazer parte de um grupo ou excursão. No final do post há também links bem úteis para dar aquela mãozinha no planejamento da sua viagem, confira:

 

PRAIA

Brighton

Destino popular no verão por ser um balneário próximo à capital, suas praias de seixos e seu pier repleto de atrações, que conta com um parque de diversões sobre o mar, atraem milhares de turistas por temporada. Brighton possui duas grandes universidades, conferindo à cidade uma forte cena jovem bem influente e ativa. É a queridinha dos artistas e amantes da cultura alternativa, apinhada de brechós, street markets, vendas de artesanatos, artistas de rua, etc. O estilo de vida é bem mais calmo que na capital inglesa, mas os bares e pubs da orla deixam claro que a cidade tem diversas opções de lazer, apesar do seu tamanho, mesmo no inverno. Há importantes museus, o aquário, a Brighton Wheel (roda gigante à beira mar), o Royal Palace com sua arquiterura pitoresca e as populares the lanes (um labirinto de vielas comerciais no coração da cidade). Brighton ainda é considerada um reduto do liberalismo sexual. Conhecida como capital gay da Inglaterra, abriga a anual Brighton Pride, celebração que é a maior do país. Para quem tem espírito aventureiro, vale uma visita e caminhada ao Seven Sisters Park com suas incríveis falésias e penhascos de rocha calcária em frente ao mar (é possível chegar ao parque com um ônibus de linha que segue pela costa).

 

Como chegar:

Trens Partem de Victoria Station ou London Bridge a todo momento. Passes de ida e volta adiantados podem sair por menos de £10. Ônibus saem de Victoria Coach Station e adiantados podem custar tão pouco quanto £2. 

 

 

INTERIOR

Bath

Recebendo quase 4 milhões de turistas por ano, a atmosfera tranquila da cidade é um atrativo para quem quer desestressar e passear pela mistura de arquitetura medieval e moderna da cidade. Os maiores atrativos são a Abadia de Bath, as pontes e quedas no Rio Avon e, claro, os banhos romanos que dão nome à cidade, graças às águas quentes que brotam na região. A cidade foi residência de escritores de renome como Jane Austin, no passado, e hoje seus parques e ruas são um convite a caminhar, como a Royal Crescent, premiada em 2010 como a segunda rua mais pitoresca do Reino Unido pelo Google Street View. Como a cidade é pequena, é comum que visitas a Bath sejam realizadas junto à outros destinos populares no mesmo dia, como Stonehenge

 

Como chegar:

Trens partem de Paddington ou Waterloo, demoram cerca de 1h30 mas tendem a ser mais caros, de £30-£40 ida e volta. Ônibus partem de Victoria Coach Station e apesar de demorarem entre 2h30 e 3h podem custar apenas £8-£10 ida e volta.

 

Stonehenge

Bath geralmente tem sua visita associada a Stonehenge e outras cidades do interior como Winchester ou Salisbury, em excursões guiadas. Caso queira visitar Stonehenge, estas excursões são a melhor opção para quem não dispõe de carro pois além de incluirem a entrada e audio guide, te levam direto ao local, que fica no meio da estrada A360, sem um acesso tão fácil ou estações próximas. O custo é de cerca de £40-45 pelo dia todo e eles podem ser comprados em escolas de inglês ou diretamente na Internet. Para quem quiser ainda ir por conta própria, a melhor opção é seguir até Salisbury e pegar um ônibus próximo à Estação de Trem e Ônibus com direção ao centro de visitas de Stonehenge. De lá, parte um outro shuttle gratuito para visitar o parque.

 

Windsor

A apenas meia-hora da capital, Windsor atrai visitantes principalmente por causa do Castelo de Windsor, uma das residências oficiais da Rainha Elizabeth II, porém suas atrações também incluem passeios no Rio Tâmisa, ringues de patinação e a Legoland - a maior do mundo. A cidade figura frequentemente entre destinos populares de excursões estudantis, todavia as que oferecem diversos destinos na mesma day-trip tendem a não incluir entradas ou até mesmo tempo suficiente para se visitar o castelo por dentro. Informe-se direito caso interesse-se por uma destas excursões. As entradas para o Castelo custam pouco menos de £20.

 

Como chegar:

Trens partem de Paddington e custam cerca de £10 ida e volta comprando bilhetes adiantados. Outras opções podem envolver trocas de ônibus, tornando o trem a melhor opção. 

 

CIDADES UNIVERSITÁRIAS

Oxford

Berço da Universidade de língua inglesa mais antiga do mundo, a cidade das "dreaming spires" tem muito a oferecer a seus visitantes. Em um dia, você pode caminhar pelo compacto centro da cidade e conhecer suas principais atrações sem a necessidade de meios de transporte. Subindo sentido centro a partir da estação, no principal cruzamento da cidade você encontra a Carfax Tower (é possível subir ao topo e ter uma vista incrível da cidade - e entender o porquê de seu apelido). Seguindo à direita, você encontrará o Christchurch College, um dos 38 colleges que constituem a Universidade de Oxford, que permite a entrada de visitantes. Dentro, além do grandioso pátio e claustro, é possível visitar locações do filme Harry Potter, como o salão de refeições e as escadas. A entrada dá de frente para a pitoresca Loja da Alice, que homenageia Lewis Carroll - criador de Alice no País das Maravilhas e, como Tolkien, um dos famosos autores que já moraram na cidade. Mais além, o Rio Cherwell, que deságua no Tâmisa, oferece opções para quem quiser remar pelos canais. À esquerda de Carfax, você encontra o calçadão comercial e, à frente, o Mercado Coberto. Seguindo esta rua, você chega a incrível Radcliffe Camera, à Bodleian Library, ao Sheldonian Theatre, à famosa Ponte dos Suspiros no Hertford College e mais adiante ao belo Pitt Rivers Museum. Há ainda o Castelo de Oxford, transformado em Hotel e centro comercial e diversas opções gastronômicas pela cidade.

 

Como chegar:

Trens partem de Paddington e a viagem dura pouco mais de 50min. Bilhetes adiantados custam cerca de £15 ida e volta. Ônibus partem de Victoria Coach Station demoram o dobro e custam tão pouco quanto £2 ida e volta, bilhetes adiantados.

 

Cambridge

Rival histórica de Oxford, Cambridge possui 31 colleges e mantém-se sempre presente no TOP 5 de Melhores Universidades do mundo. A cidade é um centro tecnológico importante e oferece algumas opções de passeios para visitantes, principalmente amantes da natureza, além de uma vida universitária agitada. Há uma série de museus que valem a visita, com destaque para o Fitzwilliam Museum. O Jardim Botânico, a catedral, a pitoresca igreja do Santo Sepulcro e a igreja de Nossa Senhora e Mártires Ingleses, dentre outras, merecem também sua atenção. Dentre os prédios universitários, destaca-se ao longe o imponente King's College, também aberto a visitantes. A cidade é cortada pelo rio Cam e oferece belos parques, opções de passeios ecofriendly e passeios de barco, estilo gôndola. A rivalidade das duas maiores univesidades do país, aliás, é celebrada com uma competição de remo entre as duas todos os anos em Londres, no Tâmisa. Não perca!

 

Como chegar:

Trens partem de Kings Cross ou Liverpool Street e custam cerca de £12 ida e volta em uma viagem de pouco mais de 1h. Ônibus partem de Victoria Coach Station, mas demoram o dobro e custam quase o mesmo preço.

 

 

Outros destinos

Além destes, há uma série de destinos populares como Bristol no Oeste, Birmingham e York ao Norte e cidades litorâneas como Southampton e Bournmouth no Sul que podem ser visitados em um dia. 

 

Alguns destinos que valem a visita, mas devido ao acesso são melhor visitados com uma Excursão em grupo ou de carro, incluem, além de Stonehenge já mencionado acima, o Leeds Castle. As excursões tendem a ter preço acessível (entre £35-£40) e incluem entrada no castelo que fica em meio a um lago, além de outros vilarejos próximos no mesmo dia.

 

Outros destinos mereceriam mais de um dia como Liverpool, e as regiões de Lake District, Peak District e Cornwall, portanto não entram aqui nesta lista ;-)

 

 

Dicas do Gui e Links Úteis

Bilhetes antecipados - significa que os preços foram estipulados para compra de bilhetes com cerca de um mês de antecedência. Na Inglaterra, é comum os preços variarem conforme a proximidade da viagem, então assim que possível planeje sua day-trip e já compre as passagens.

 

Admission Fee - É a taxa de entrada em atrações pagas nas cidades destino destes mini-roteiros. Caso se interesse em entrar em alguma delas, verifique a necessidade de reserva ou compra antecipada online. A maioria das aqui mencionadas oferece guichê para compras no local ;-)

 

Passagens de Trem - Clique em National Rail para a tabela de horários, preços e compra de bilhetes direto dos operadores de transporte ferroviário.

 

Passagens de Ônibus - Há duas grandes empresas que atendem a maioria destes destinos, dentre outros Inglaterra afora. São elas:

  • Megabus - Clique em Megabus.com e confira os preços super competitivos da empresa. Bilhetes bem adiantados chegam a custar tão pouco quanto £1, o trecho.

  • National Express - Clique em National Express e acesse a maior rede de interligação rodoviária inglesa. O site pode cobrar uma taxa pela compra das passagens.

 

Excursões - O melhor lugar para comprar excursões, caso você não queira comprar pela Internet, é na secretaria de Escolas de Inglês. Como a maioria das day-trips são ideais para estudantes, as escolas geralmente fecham parcerias com operadoras de turismo para oferecerem estas opções a seus alunos. Normalmente, não é necessário ser aluno para comprar a excursão e você pode comparar os preços em mais de uma escola. Se precisarem de alguma indicação, Fale com o Gui!

 

Siga o Blog curtindo a página do Gui Por Aí e fique por dentro dos próximos posts e depoimentos, dicas, tops, roteiros e muito mais!

 

Participe e mande sua foto, seu depoimento ou suas dúvidas no e-mail abaixo ou clicando AQUI!

 

FONTES das Imagens de Windsor e Cambridge: Wikipedia.org

Please reload

  • Facebook Limpa
  • Instagram Limpa
  • Twitter Clean
DESTAQUE

Bolívia!

29.01.2016

1/10
Please reload

PARA IR ALÉM
PESQUISA
 POSTS RECENTES 
Please reload

ARQUIVO
Please reload

BUSCA POR TAGS