SIM e NÃO na Mala de Mão!
Fazer a mala de mão pode ser mais trabalhoso do que parece. Apesar de ser a menor bagagem, ela é a mais importante!
A mala de mão é a única permitida dentro da aeronave e portanto é a única que está inteiramente sob seus cuidados. Por este motivo, fique atento ao que é permitido carregar para não ter de jogar coisas fora na hora do raio-x.
O peso e tamanho da bagagem de mão variam de acordo com a cia aérea, algumas permitem 5kg, outras 8 kg ou mais, mas o tamanho é geralmente mais restritivo que o peso. O padrão mais difundido para valises ou maletas é 55x40x20. Mochilas médias podem ser levadas, desde que se encaixem na forma disponível nos aeroportos e algumas cias aéreas podem encrencar com malas “gordinhas”, com rodinhas salientes ou com bolsos externos cheios.
Dentro da mala de mão, parte mais importante e razão deste post, você DEVE levar:
Jóias e itens mais caros ou estimados
Documentos, Cartões e Dinheiro*
Documentos referentes à sua estada no destino
Uma muda de roupas
Obedeça às Restrições abaixo!
Como as malas despachadas, infelizmente, podem ser extraviadas e chegar ao destino posteriormente (ou nunca), leve com você tudo o que não pode ser reposto**. As malas grandes que você despachou só serão recuperadas após a Imigração, portanto leve toda documentação necessária para este procedimento na mala de mão, sempre com você.
Restrições (o que você NÃO DEVE levar):
A mala de mão sofre uma inspeção severa, passa por raio-x, pode ser aberta na nossa frente e vasculhada por funcionário da segurança. Tudo isso serve para evitar que embarquemos com itens que ofereçam riscos à segurança dos outros passageiros e tripulantes.
Dentre as restrições nas quais mais devemos atentar, estão a de itens cortantes/perfurantes e a de líquidos.
Não é permitido o embarque com itens como alicates pontiagudos, facas, canivetes, agulhas, seringas (salvo sob prescrição médica) e tesouras com ponta, por exemplo, na mala de mão, então despache-os.
Os líquidos representam a maior preocupação, maior motivo de filas no pré-embarque e maior motivo de decepção dos viajantes. Para evitar que algo que você esteja levando seja jogado fora sem direito a reclamar, se ligue nestas informações. São permitidos líquidos dentro da mala de mão? SIM! Mas eles devem seguir estas regras:
Cremes, pastas, géis, ceras, bebidas, tudo que não é sólido é considerado, para estes fins, líquido! Então alguns itens de maquiagem podem sofrer restrições como gloss, base líquida, máscara, etc. Quer dicas do que levar de Maquiagem na Mala de Mão? Acesse: Top 5 Maquiagem para Viagem
São permitidos até 10 frascos de até 100ml cada. Se o frasco indicar mais que 100ml, não importa se está na metade, ele vai ser jogado fora! Os frascos devem marcar 100 ml no máximo e não ultrapassar esta quantidade
Estes líquidos devem ser acondicionados dentro de um saco plástico transparente com vedação, os tipo zip-lock são os mais indicados. Vários aeroportos restringem o tamanho do saco a 20cmx20cm (1/4 galão).

Respeitando-se as restrições acima, sua viagem será mais tranquila e você perderá menos tempo na fila do raio-x, diminuindo também risco de ter que abrir sua mala toda ali na esteira.

* - Valores acima de 10 mil reais, ou equivalente em moeda estrangeira, devem ser obrigatoriamente declarados à Receita Federal por meio da DPV. Leia Mais
** - Malas extraviadas ou atrasadas são comumente reembolsadas pela cia aérea, todavia o valor repassado é referente ao peso da bagagem, portanto para a cia 1kg de meias e 1 kg de equipamentos eletrônicos ou joias tem o mesmo valor. É para isso que serve a mala de mão, leve itens mais caros sempre com você!
Vale lembrar que é sempre recomendado Um Seguro de Viagem, principalmente para viagens internacionais.
Acompanhe o Blog e curta Gui Por Aí no Facebook para acompanhar os próximos posts e depoimentos, dicas, roteiros e muito mais!
Participe e mande seu depoimento ou suas dúvidas no e-mail abaixo