Se ligue nas tomadas pelo mundo!

25.03.2015

Ah! Viajar... 

Montando sua mala você se depara com secador de cabelo, carregador de celular, de máquina fotográfica, computador... Mas como será <pausa dramática> a tomada lá fora???

Mais do que verificar a voltagem (110V/220V) em seu destino – logo, o Gui recomendo comprar sempre itens bivolt para viagens – é aconselhável que você dê uma pesquisada no padrão de tomadas do país para onde você vai viajar. Sim, as tomadas do mundo são diferentes e NENHUMA é igual ao padrão brasileiro atual*!

 

O antigo padrão de tomadas brasileiro era composto por pinos do tipo A e C (dois chatinhos e dois redondinhos). O pino tipo C é o mais comum pelo mundo e – salvo algumas alterações de segurança – recebe bem o seu plug brasileiro antigo de dois pinos redondos. A maior parte da Europa possui tomadas de dois pinos assim redondos. As tomadas de tipo A (dois pinos chatos) são mais comuns na América do Norte, Central e no Japão.

 

Fora estes padrões familiares aos brazucas, há uma diversidade bem grande. Tomadas no Reino Unido (tipo G), por exemplo, são grandes, tem 3 pinos chatos e tem de ser "ligadas" antes do uso por medida de segurança num interruptor anexo. Este padrão também é usado em alguns países árabes e em zonas de influência inglesa na Ásia, como Hong Kong. Não são, todavia, os mesmos 3 pinos de outras colônias inglesas! Austrália, Índia e África do Sul possuem todas padrões de 3 pinos, mas todos completamente diferentes.

E agora?

A melhor opção para quem viaja muito ainda é o adaptador múltiplo (acima). Ele possibilita conexão a diversos tipos de tomadas nos destinos mais comuns. Verifique se ele conecta ao padrão que você busca antes de comprá-lo. Em caso negativo, eu recomendo NÃO comprar adaptadores antes de viajar. Se seu destino possui um tipo de tomada específico, evite pagar um absurdo num adaptador mais “raro” no Brasil e compre-o ao chegar no destino. É comum encontrar adaptadores de tomada em lojas de 1$ ou supermercados e o preço será bem menor, mesmo convertendo, do que o que você pagaria num lugar onde aquele adaptador não é necessário ;)

 

Malas prontas, verifique a voltagem dos seus eletrônicos e do destino, dê uma olhada no padrão de tomadas e Boa Viagem!

 

*O padrão brasileiro atual (Tipo N) lembra muito a tomada Suíça (Tipo J), mas são padrões distintos que podem não se encaixar. O padrão N, desde 2010, é utilizado somente no Brasil. O MERCOSUL também não adota um padrão único, fique atento!

 

Continue plugado no Blog e curta Gui Por Aí no Facebook para acompanhar os próximos posts com dicas, depoimentos, roteiros e muito mais!

 

Participe e mande seu depoimento ou suas dúvidas no e-mail abaixo

Please reload

  • Facebook Limpa
  • Instagram Limpa
  • Twitter Clean
DESTAQUE

Bolívia!

29.01.2016

1/10
Please reload

PARA IR ALÉM
PESQUISA
 POSTS RECENTES 
Please reload

ARQUIVO
Please reload

BUSCA POR TAGS