Viaje pela Itália de TREM!

21.03.2015

 

Um dos melhores meios de conhecer cada cantinho da Itália é de trem. O país montanhoso, rico em história e belezas naturais, possui uma compreensiva malha ferroviária, o que pode salvar sua viagem, sem estourar seu orçamento.

 

A principal companhia de trens italiana é a Trenitália, filha mais nova da estatal Ferrovie dello Stato. Ela gerencia trechos importantes, basicamente todos os que um turista ou intercambista buscaria. A dica de hoje então será como reservar os melhores tickets no site deles!

 

O site oficial é o Trenitália.com com 3 línguas oficiais disponíveis (inglês, italiano e chinês). Ao realizar uma pesquisa surgirão diversos resultados que podem parecer um tanto confusos, vamos destrinchá-los:

 

São três os tipos de trens mais comuns oferecidos:

Frecciarossa – são os TGV, realizam o trajeto em grande velocidade, portanto tendem a ser mais caros. Interligam as cidades principais em poucas horas;

Intercity (IC) – São trens, muitas vezes com cabines de 6 passageiros no estilo sala, que param em cidades estratégicas e garantem menos baldeações. Caso esta seja a melhor opção para seu trajeto, reserve o quanto antes, pois os preços tendem a subir quanto mais perto da viagem.

Regionale (R) – São trens de circulação que param em todas ou quase todas as estações. Por esta razão são mais lentos. É geralmente a opção mais econômica. Não é necessário reservar com antecipação pois os preços dos trens Regionale não sofrem alteração, se você comprar no guichê na hora de embarcar, o preço será o mesmo. Não é possível marcar assentos neste trem.

 

Tarifa BASE – Além de observar o tempo de viagem e a necessidade de trocas de trem para o trajeto, verifique se o preço oferecido é a Tarifa BASE! O site tende a mostrar primeiramente os preços promocionais, que podem ser para Idosos ou Jovens, ou mesmo para clientes com carta de fidelidade; se estes não são o seu caso, abra a opção selecionada e verifique o preço da Tarifa BASE, que pode ser um pouco mais alta no final das contas.

 

São aceitos cartões de crédito e alguns de débito para pagamento. Preencha seus dados e basta imprimir o bilhete e viajar! Não é necessário retirá-lo em nenhum lugar, nem recebê-lo por correio.

 

Se, porventura, você achar que o tempo de viagem é muito longo, recomendo que busque outras alternativas, como os ônibus ou voos domésticos. Em algumas regiões, principalmente no sul, as baldeações podem levar uma eternidade para ir a uma cidade bem próxima. Na Sicília, por exemplo, o trajeto Palermo – Siracusa de trem segue o trilho do litoral, podendo demorar mais de 14h. O mesmo trajeto de ônibus dura cerca de 3h e o preço é praticamente o mesmo. Nas áreas mais visitadas no norte, bem como nas regiões mais turísticas, o trem ainda pode ser a melhor e mais econômica opção.

 

Siga o Blog e curta Gui Por Aí no Facebook para acompanhar os próximos posts com dicas incríveis sobre Viagens, Vida no Exterior e muito mais!

 

Participe e mande sua história ou suas dúvidas no e-mail abaixo

 

Please reload

  • Facebook Limpa
  • Instagram Limpa
  • Twitter Clean
DESTAQUE

Bolívia!

29.01.2016

1/10
Please reload

PARA IR ALÉM
PESQUISA
 POSTS RECENTES