DEPOIMENTO: Ana - Suécia

20.03.2015

 

 

Oi, eu sou a Ana :)

Tenho 25 anos, dou muita risada, canto no chuveiro, choro e me emociono bem fácil, lavo, passo, limpo meu próprio banheiro, estudo e trabalho com direção de arte em animação.

 

Já morei em Porto Alegre no Brasil, Calgary no Canadá, Londres na Inglaterra, Paris na França e no momento moro em Estocolmo na Suécia, mas em breve voltarei ao Canadá pra morar e estudar em Vancouver.

 

Eu sempre quis viajar. Sempre quis morar fora. Porque? Vai saber... curiosidade e vontade de sair da zona de conforto, talvez. A maioria das minhas viagens eu relaciono a estudos, porque eu acredito que assim tiro o máximo da experiência – conheço pessoas novas, crio uma rotina local. É sempre interessante ver, ouvir e aprender coisas por um ponto de vista diferente do nosso. Novamente, optei por morar fora em função de oportunidades de estudos e diferentes experiências de trabalho e não me arrependo um segundo sequer. Dentre os países que eu já visitei estão Argentina, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Itália, Inglaterra, França, Holanda, Suécia e Noruega.

 

Nunca é fácil sair do seu país e morar fora... seja por duas semanas ou dois anos. Acho que o grande choque cultural acontece dentro da gente mesmo – depende da situação e do lugar pra onde você vai, mas todo mundo que sai do seu país de origem sofre um choque e uma transformação interna muito grande. A gente se distancia das nossas bases e precisa achar outras pra se segurar. E por mais que você se identifique com o estilo de vida do lugar e dos seus habitantes, as formas de pensar e agir são sempre diferentes... a gente vê isso dentro do Brasil mesmo, como não vai ver em outro país?!  (leia mais sobre: Culture Shock)

 

Então você precisa se adaptar :)

Claro, conheça seus limites, não precisa fazer nada que não se sentir a vontade... mas é muito legal explorar, conhecer pessoas novas e ouvir pontos de vista diferentes do seu. Isso faz a gente crescer... é muito rico! Pode ser que não seja fácil na primeira vez... todo dia é diferente, todo dia é suado. Mas cada amigo que você faz e todo desafio que você supera se torna uma grande conquista e ninguém pode tirar essa experiência de você.

 

Uma dica? GENTE, VENHA CONHECER A SUÉCIA! (mas venha no verão daqui)

É lindo além de explicação! Estocolmo, em especial, é cheia de charme. Não é uma cidade muito grande, então pode ser muito bem aproveitada em poucos dias. Um dia ideal em Estocolmo é aproveitar o sol caminhando na beira dos canais, pode ser num passeio entre Gamla Stan (parte antiga e tradicional da cidade) até Slussen (epicentro hipster) e depois parar em um café charmoso pra curtir um bom fika – que é basicamente tomar um café ou um chá em boa companhia, adicionando um kanelbulle então... melhor ainda ;)

 

A modéstia e a timidez dos suecos é real e mais forte do que a gente imagina. É difícil fazer amigos em um primeiro momento (quando não se está bêbado). Mas uma vez que você ganha o coração desses escandinavos, eles se mostram grandes companheiros. Morar fora é muito bom, mas exige desprendimento e muita disposição pra encarar coisas diferentes. A vida muda e a gente muda – pra melhor!

 

Quer saber mais sobre a Ana, seus trabalhos e por onde ela anda?

Acesse: www.anagusson.com

 

 

Acompanhe o Blog e curta Gui Por Aí no Facebook para acompanhar os próximos posts e depoimentos, dicas, roteiros e muito mais!

 

Participe e mande seu depoimento ou suas dúvidas no e-mail abaixo

 

 

Please reload

  • Facebook Limpa
  • Instagram Limpa
  • Twitter Clean
DESTAQUE

Bolívia!

29.01.2016

1/10
Please reload

PARA IR ALÉM
PESQUISA
 POSTS RECENTES