Intercâmbio: IRLANDA

18.03.2015

 

Se você sonha em aprender uma língua estrangeira e em ter uma experiência fora do país, mas não tem grana suficiente para se manter lá fora por meses sem trabalhar, há diversas opções que podem caber no seu bolso! As melhores opções para intercâmbios longos, indicados para quem busca fluência e uma experiência mais completa como expatriado, são destinos que oferecem opções de curso e trabalho. Os parâmetros são variados, então iremos por partes!

 

A opção de hoje é a IRLANDA!

 

A Irlanda tem um dos programas mais buscados por brasileiros. Para entrar no país um brazuca não precisa de visto*, o que já facilita o processo de imigração e a economia com papelada.

 

Assim que você chega ao país, você receberá um visto de turismo que garante sua permanência de 1 a 3 meses. Com este visto não é possível trabalhar, mas se seu curso é curto, ele é suficiente para você apenas estudar no país. Aqui está o pulo do gato!

 

Na Irlanda são comuns programas de 50 semanas (25 semanas de curso + 25 semanas de férias) ou mais, que garantem sua estada no país por muito mais tempo. Para conseguir este visto, você deve se mexer já quando chegar. Dentro do primeiro mês no país, você deve encaminhar a Garda (GNIB), que é o bureau de imigração irlandês, seu pedido de visto estudantil, em substituição ao seu de turismo que recebeu na chegada. Para tal você precisa apresentar:

  • Documentos da Escola – mostrando o tempo do curso adquirido;
  • Documentos comprovando a aquisição de Seguro – a Irlanda exige seguro para cursos acima de 25 semanas (há um seguro governamental, mais barato, mas que não garante coberturas além de emergências. A dica aqui é adquirir um seguro viagem com prêmio considerável e extensão pelo período todo do curso, estes podem ser aceitos pela Imigração, além de garantir atendimento durante suas viagens fora do país - consulte sua operadora de seguro viagem sobre estas opções);
  • Depósito bancário de €3,000 – ao chegar ao país, você deve abrir uma conta em um banco irlandês e depositar esta quantia, que deve estar disponível por cerca de 30 dias, sem movimentação, para a liberação de seu visto. É importante, portanto, que você tenha uma reserva para se manter neste primeiro mês, uma vez que esta conta é liberada para movimentação apenas depois da expedição de seu visto de estudante;
  • Documentos que comprovem residência – seja ela casa de família, acomodação estudantil ou própria;
  • Pagamento da Taxa de Visto

Com a liberação destes valores, você receberá o visto estudantil irlandês pelo período de seu curso. Cursos que não são de graduação, como os de inglês, podem ter duração máxima de 3 anos. Cursos de graduação e mestrado chegam a até 7 anos de visto.

Como há escolas que fazem promoções baseadas neste tipo de visto, é comum achar escolas com preços bem em conta para este programa e considerando que o valor do depósito é liberado posteriormente para uso, este é um dos processos mais econômicos para intercâmbios de longa duração no mundo.

 

O que faz deste programa tão atrativo para brasileiros?

 

Durante o período de aulas, você pode trabalhar part-time (meio período), mas durante o período de férias, mais do que viajar, você também pode trabalhar full-time (período integral), o que garante uma estada mais confortável e uma maior vivência no dia-a-dia do país. Algumas escolas permitem que você solicite férias (durante o recesso escolar) antes do fim do período de 25 semanas, o que pode ser uma mão na roda se você chegou com pouco dinheiro ou durante períodos de alta em empregos temporários, como natal e verão. Lembre-se que você deve retornar para as aulas após seu período de férias, neste caso, senão fica sem certificado e pode ter problemas com a imigração caso seja reportado pela escola.

 

Além de tudo isso, a Irlanda atrai brasileiros, principalmente para sua capital Dublin, por estar na porta da Europa, falar inglês, ter um dos salários mínimos mais elevados da União Européia, custo de vida mais baixo que Londres, interior cênico e por ter cidades cosmopolitas, mas bem menores e menos complexas (Dublin, a capital, tem pouco mais de 500 mil habitantes) e pelo povo irlandês que tende a ser bem hospitaleiro, principalmente se você curtir programas como idas a pubs e muita cerveja! Outro destaque fica por conta da Ryanair, a empresa de aviação budget (econômica) tem base em Dublin, o que facilita o deslocamento dos mochileiros de plantão pelo resto do continente. O clima tem muita influência das correntes marítimas, isto significa que pode chover bastante, mas também verões amenos e invernos não tão rigorosos quanto em outros países do continente.

 

Dicas: sempre que for viajar, fazer um curso ou intercâmbio no exterior faça antes da viagem uma reserva de acomodação – qualquer acomodação – por um período determinado. Junto ao curso e aos valores que podem ter a verificação solicitada durante o processo de imigração, a acomodação é muito importante, pois fica registrado para onde você vai ao chegar ao país. É recomendável também ter impresso seu e-ticket de viagem mostrando a passagem de volta (mesmo que a data seja alterada posteriormente), já ter um seguro de viagem bom antes de sair do Brasil – ele garante não só problemas de saúde, mas podem auxiliar com perda de bagagens e outros transtornos – até o dia de sua chegada de volta ao país.

 

O melhor meio de levar dinheiro para o depósito é por meio de cartões VTM. Apesar das taxas, eles são seguros e o valor em Euros que você depositar acompanha a taxa de conversão do dia do depósito, então de o euro subir ou cair, seu saldo no cartão continua o mesmo. Traveller Checks são cada vez menos utilizados pela aceitação limitada e levar muito dinheiro em espécie nunca é seguro.

 

*visto de turismo para brasileiros é concedido na chegada à Irlanda, cumpridas todas as exigências do oficial de Imigração.


Siga o Blog e curta Gui Por Aí no Facebook, para acompanhar os próximos posts com os melhores destinos de intercâmbio, dicas sobre Acomodação, Vida no Exterior e muito mais!

 

Participe e mande sua história ou suas dúvidas no e-mail abaixo!

 

Please reload

  • Facebook Limpa
  • Instagram Limpa
  • Twitter Clean
DESTAQUE

Bolívia!

29.01.2016

1/10
Please reload

PARA IR ALÉM
PESQUISA
 POSTS RECENTES 
Please reload

ARQUIVO
Please reload

BUSCA POR TAGS