Morar x Intercâmbio x Viagem

17.03.2015

 

Você certamente tem um amigo que já morou fora do país. Será?

 

Uma grande mistura de termos e até um certo exibicionismo geram uma confusão tremenda, mas até que ponto uma coisa deixa de ser outra?

 

Longe de querer  desmentir seu amigo que passou duas semanas em Nova Iorque e curte dizer que morou nos EUA, este post tenta elucidar esta questão baseado plenamente nos termos em si. Afinal, como você define sua temporada fora do país?

Meio que em numa escala crescente de envolvimento com o país visitado, creio que poderíamos alocar viagem - intercâmbio - morar, enquanto um não exclui o outro em ampla análise.

 

Ponto a ponto, eu diria que uma viagem envolve moradia temporária, dias recheados de visitas a pontos turísticos (variando aí de acordo com o interesse pessoal) e fraco envolvimento com locais.

 

Um intercâmbio seria uma viagem que envolve uma troca maior de cultura entre você e os locais, como o próprio nome já diz. Geralmente, envolve cursos ou algum meio de compartilhar conhecimentos como intercâmbios voluntários, intercâmbios de trabalho temporário em férias, etc. Está implícita a temporalidade das relações e o ver-se como estrangeiro não-integrado e pouco participante das questões locais.

 

Morar, portanto, implicaria, em última instância, em fixar residência numa cidade no exterior. Isto pode vir junto às anteriores ou completamente separado. Morar em um país seria o grau mais elevado de entrosamento com a cultura e com os locais - estando aberto às diferenças ou infelizmente não - formando círculos de amizade multicultural, trabalhando e vivendo, em si, neste lugar. É como se por um momento você se mudasse para outro país e toda sua vida girasse em torno desta nova fase. Independente de sua cidadania, você se sente vinculado ao lugar, seja pessoal, profissional ou culturalmente.

 

Os três, juntos ou separados, representam estágios de uma experiência sempre enriquecedora. Estar em um país e abraçar este desconhecido, mesmo que por pouco tempo, deixa marcas em nós. Se você consegue crescer a partir destas experiências, você vivenciou intensamente sua temporada lá fora!

 

PS.: E seu amigo? 

 

Acompanhe o Blog e curta Gui Por Aí no Facebook para acompanhar os próximos posts com dicas e histórias incríveis sobre Viagens, Intercâmbios e Vida no Exterior!

 

Participe e mande sua história ou suas dúvidas no e-mail abaixo.

Você também pode enviar suas fotos para @guiporaí no Instagram!

 

 

Please reload

  • Facebook Limpa
  • Instagram Limpa
  • Twitter Clean
DESTAQUE

Bolívia!

29.01.2016

1/10
Please reload

PARA IR ALÉM
PESQUISA
 POSTS RECENTES