ROTEIRO: 7 Maravilhas de Portugal

11.03.2015

 

ROTEIRO: Sete Maravilhas de Portugal

 

Nosso irmão mais velho é um pequeno notável e memorável! 

Portugal – menor que Santa Catarina – tem quase 1000 anos de história e cada cidade tem suas particularidades e honra suas tradições. O melhor de tudo é que é possível fazer um roteiro de carro que abarque o melhor de Portugal, iclusive as sete maravilhas lusitanas, independente da estação do ano. Se você tem entre uma a duas semanas (Gui recomenda no mínimo 10 dias) e quer rodar por terras portuguesas, siga este roteiro!

 

Começando por Lisboa, você pode pegar o carro já no primeiro dia ou economizar e alugá-lo apenas para os dias de longas distências - que eu dividi em 3 etapas.

 

Lisboa 3-4 dias

A capital do país e cidade mais populosa. Esbanja arquitetura tradicional principalmente entre os mirantes do Bairro Alto e o belíssimo Castelo de São Jorge. Obrigatórias são as visitas à Belém para saborear os pastéis de nata originais e para ver a Torre*, ao vizinho Mosteiro dos Jerônimos* e uma visita ao famigerado Tejo, de onde saíam as naus portuguesas rumo ao desconhecido. Cada igreja da cidade reconta pedaços também da história Brasileira e maravilham no estilo Barroco. Não deixe de andar no clássico Bonde 28, que passa pelas principais ruas e atrações da cidade. Quer dar um tempo da parte histórica? Dê um pulo até o moderníssimo Parque das Nações e passe uma tarde na parte mais nova de Lisboa.

Tem mais tempo: Tome um café no tradicional A Brasileira, pegue uma carona no elevador Santa Justa, passeie pelas praças espaçosas e saboreie todas as formas possíveis de bacalhau! No verão é possível pegar um trem e curtir Cascais. Dias extras podem render uma visita a Évora.

 

Sintra 1-2 dias

Tradicional como day-trip mas merecedora de uma noite confortável num hotel local, Sintra destaca-se como parada obrigatória para quem vai à Lisboa. Acessível por trem, a cidade dos castelos se impõe colina acima e cada vista merece várias fotos. É possível pegar um ônibus ou van local que te deixe próximo às entradas, mas para quem tem espírito aventureiro e bom joelho, vale muito a pena subir o caminho a pé. A primeira parada é no Palácio Nacional de Sintra (ou Palácio da Vila) facilmente identificado por suas chaminés brancas e sua mistura arquitetônica. De lá é só subida! Não deixe de visitar o belíssimo Castelo dos Mouros, incríveis ruínas de pedra com vistas panorâmicas e o popular e colorido Palácio da Pena* construído sobre rochedos enormes. Prove as queijadinhas e travesseiros locais.

 

Hora de pegar o carro!

Em um roteiro simples, você pode fazer cada etapa desta viagem em um dia (testado!) ou ir no seu tempo e fazer em dois ou três dias, de acordo com o tempo disponível.

 

Etapa 1: Lisboa – Fátima (cerca de 185km)

Óbidos

Seguir sentido Leiria na A8, saída 15. Caminhe sobre as famosas muralhas, visite as igrejas desta região pitoresca e também o Castelo*. Não deixe de apreciar a Ginginha (um licor feito de uma fruta semelhante à cereja), popularmente servido em copinhos de chocolate que podem ser devorados depois!

 

Nazaré

Saída 22. Popular destino de verão mas que vale a visita a qualquer momento devido aos  Mirantes, à culinária a base de frutos do mar e às viúvas sempre de preto que andam para cima e para baixo pela cidade guardando luto pelos pescadores.

 

Alcobaça

IC9, saindo de Nazaré, basta seguir as placas para o Mosteiro de Alcobaça*, principal construção gótica da cidade, datando do século XII, abriga a sala dos Reis, claustros, a cozinha e um belo jardim interno. Além disso, a igreja (entrada gratuita) abriga os túmulos de Inês de Castro e D Pedro. Não deixe de ler sobre a história deles antes!

 

Batalha

N356 ou opções. A pouco mais de 20KM de Alcobaça, no caminho para Fátima fica o belíssimo Mosteiro da Batalha*, patrimônio mundial da Unesco, erguido em agradecimento a Virgem Maria pela vitória na batalha de Aljubarrota. Durma em Fátima.

Tem mais tempo: visite Tomar.

 

Etapa 2: Fátima – Coimbra (cerca de 110km)

Fátima: Visite o Santuário. Curiosamente, a maioria dos estabelecimentos comerciais da cidade recebem nomes de santos e restaurantes tendem a fechar cedo.

 

Leiria

Retorne na estrada até cair na A1 e siga sentido Leiria. A cidade tem um belo centro com wifi grátis na praça principal, mas a principal atração fica por conta do Castelo de Leiria, acessível de carro até a porta.

 

Coimbra

Retorne para a A1 e siga sentido Coimbra/Porto. Coimbra é a cidade Universitária mais charmosa de Portugal. No mesmo dia da chegada é possível ver o pôr-do-sol do pátio da Universidade, assistir a um famoso show de fado e comer suspiros gigantes. É possível jantar e assistir ao fado gratuitamente, pergunte por estes locais, a maioria se encontra próximo à bela Igreja de Santa Cruz, ao final do calçadão no centro medieval, “A Baixa”. Visite os prédios Universitários (A Biblioteca Joanina fica no prédio principal, no mesmo pátio da Torre), veja os alunos de toga caminhando pelas ladeiras e visite a histórica Quinta das Lágrimas e se possível os Mosteiros de Santa Clara, com destaque para a Velha. Se estiver com crianças, Portugal dos Pequeninos pode ser uma boa pedida!

Tem mais tempo: Você pode visitar Conimbriga e Ruínas Romanas no caminho.

 

 

Etapa 3: Coimbra – Porto (cerca de 140km)

Aveiro

Caia novamente na A1 sentido norte e depois na N235 saída para Aveiro. Surpreendente a pequena “Veneza Portuguesa” encanta olhos e estômago! Estacione próximo a Sé e viste o Museu de Aveiro, se quiser. Siga no sentido da Rua Batalhão dos Caçadores até o canal. Cruzando-o você chega na parte antiga e é só bater perna! Há Igrejas, Feiras, o Mercado do Peixe e diversos doces típicos como os Ovos Moles de Aveiro. Você também pode dar uma volta pelos canais no tradicional Moliceiro. Após o almoço é possível seguir de carro para o mar e ver as coloridas casas dos pescadores e as praias de dunas.

 

Porto

Retorne para a A1, sentido Porto. À primeira vista, ainda dentro do carro a cidade já impressiona quando a estrada se transforma numa ponte sobre o Rio Douro. Porto, também conhecida como a capital do Norte, dispõe de uma série de atrações que merecem também de 3 a 4 dias para serem exploradas. Visite as zonas da Baixa e da Ribeira, suba na Torre dos Clérigos para uma vista panorâmica da cidade, visite o Museu Serralves e a Casa da Música se puder. Um dos meus cantos favoritos da cidade é a Livraria Lello e Irmão, uma das mais belas do mundo! Visite também a Sé do Porto, dentre outras igrejas (como a Capela das Almas) e praças (como a da Liberdade), desça o funicular (ou arrisque-se ladeira abaixo) e cruze a fotogênica ponte Luís I sentido Vila Nova de Gaia. Estas duas cidades são a origem do nome “Portugal” e Gaia abriga as caves de vinho do Porto mais famosas da região. Passe uma tarde apreciando os diversos tipos e conhecendo um pouco mais sobre a história deste produto legitimamente português. Fim de tarde? Que tal um passeio pelo rio Douro de barco ou assistir o pôr-do-sol na Foz! Não deixe de provar a Francesinha, prato típico do Porto.

 

Aqui você tem duas opções, devolver o carro e seguir para o último destino de trem, ou seguir de carro e explorar a região do Minho (recomendo).

 

Guimarães

Com acesso por trem da bela Estação São Bento no Porto (ou de carro: via A3 sentido Braga, pegar saída 6 para a A7, sentido Guimarães). Bem-vindo à incrível cidade “onde nasceu Portugal”! O centro histórico é patrimônio da Unesco e cada esquina guarda uma rua mais pitoresca que a outra. Visite o Castelo de Guimarães*, o Largo da Oliveira, o Parque e Santuário da Penha e perca-se pelas ruas, é a melhor experiência!

Tem mais tempo com o carro: Visite Braga, o Mosteiro dos Tibães e os belos Santuários de São Jesus do Monte e o do Sameiro.  Você pode seguir para outras cidades do Minho provando doces típicos e ir até Barcelos visitar o famoso galo.

 

* As atrações marcadas são as vencedoras do concurso para eleger as 7 Maravilhas de Portugal, votadas pelos próprios portugueses, dentre 794 monumentos nacionais.

 

Para ir mais longe:

Se você quiser passar suas férias em Portugal e tem vários dias para curtir o verão Europeu, inicie sua jornada no Algarve! O sul de Portugal tem um dos balneários mais disputados do continente e cidades que se enchem de turistas estrangeiros, além de abrigar belos tesouros arquitetônicos, diversos da época da invasão moura - da qual diversas cidades herdaram seus nomes atuais. Visitas iniciam-se em Faro (que conta com aeroporto internacional e é a capital da região). Para o leste, Tavira e Monte Gordo estão no Golfo de Cadiz (que conta com as águas mais quentes do litoral português). Para o Oeste, a costa que se estende até a imponente Fortaleza de Sagres conta com as regiões de Vilamoura, Albuferia e Lagos. Confira a praia da Marinha, das Falésias e da Rocha.

Please reload

  • Facebook Limpa
  • Instagram Limpa
  • Twitter Clean
DESTAQUE

Bolívia!

29.01.2016

1/10
Please reload

PARA IR ALÉM
PESQUISA
 POSTS RECENTES