Londres - À Primeira Vista

10.03.2015

Difícil falar sobre Londres de maneira sucinta, sem querer mostrar cada detalhe ou gema escondida da cidade, ainda mais após anos morando lá, mas este post se destina a falar generalidades sobre a cidade mais cosmopolita da Europa traduzindo em poucas palavras um pouco desta experiência inquietante que se pode obter por lá à primeira vista, seja morando, estudando ou a turismo.

Com quase dois mil anos de história e cerca de 8 milhões de habitantes, Londres é a capital da Inglaterra e um dos destinos mais procurados no continente europeu. Mas o que esperar dos primeiros dias na cidade?

 

A região metropolitana Grande Londres divide-se em zonas - anéis concêntricos a partir do coração da cidade - que podem ser vistas em mapas turísticos, de tráfego e no popular mapa do metrô londrino. A parte mais turística da cidade – e provavelmente onde a maioria dos estrangeiros passa a maior parte do tempo – fica entre as zonas 1 e 2, o que torna este “centro turístico” num espaço onde um pouco de tudo encontra-se absolutamente concentrado.

 

Nestas áreas você encontra o West End com seus grandes teatros e musicais, Piccadilly Circus, as lojas da Oxford Street, Kings Cross, Leicester Square com suas estreias de cinema, a hype Covent Garden, a alternativa Bricklane e o recanto artístico e boêmio de Shoreditch. Mas cada região mereceria um post dedicado e mais profundo, então acompanhe o Gui Por Aí e não perca nenhum detalhe!

 

O mais conspícuo ao se chegar à cidade é notar como a história é valorizada. Dos casarões de tijolos ao estilo Vitoriano que inspiram prédios urbanos até hoje até a gratuidade de suas dezenas de museus e galerias onde obras de arte e partes da história da cidade e do mundo ficam ao alcance de qualquer pessoa. Por ser uma cidade antiga, ela não é completamente acessível a pessoas com mobilidade reduzida – ainda há diversos trechos de escada entre as linhas do metrô e muitas residências e hotéis ainda contam com degraus na porta e escadarias, resquícios da arquitetura peculiar. Todavia, os ônibus – além do característico e pitoresco duplo piso – oferecem amplas entradas, inclinação e rampas de acesso retráteis que facilitam o acesso em poucos segundos. A cidade é em grande parte plana o que convida os visitantes e moradores a longas caminhadas. Sim, em Londres se anda muito!

 

Além de abraçar as artes, estar na vanguarda tecnológica e ao mesmo tempo prezar a longa história, você perceberá que em Londres a maioria das pessoas não parece se importar muito com como você se veste ou que estilo você segue. De maneira geral, há uma tolerância silenciosa (ou aversão velada) a todas as tribos, então apontar e dar "pitaco" encarar ou olhar estranho pode ser visto como rude ou invasivo; então é comum encontrar um vagão de metrô extremamente silencioso (salvo turistas e bêbados) com passageiros admirando o “horizonte”, onde raros olhares se encontram. Há um certo culto a individualidade, comum em grandes cidades, e deve-se tomar cuidado ao falar português ou fazer comentários por aí, há sempre um brasileiro em algum lugar do mundo!

 

A cidade também conta com grandes áreas verdes (dominadas durante a hora do almoço no verão quando todos buscam um pouco de Sol), transporte integrado com o Oyster ou com um simples cartão de débito bancário, aquecimento em todos os meios de transporte e prédios públicos, meios de consumo acessíveis – principalmente para quem trabalha no país – e conexão com os seis aeroportos que atendem a região metropolitana e compreendem o maior hub de tráfego aéreo em número de passageiros do mundo!

 

Berço de culturas alternativas, onde todos tem seu espaço e ao mesmo tempo seguindo uma ordem incomum, que faz com que tudo seja programado facilmente, Londres é um vórtice que atrai gente do mundo todo e gera saudades em quem por lá passou. Em suma, nas poucas célebres palavras de Samuel Johnson, “quando um homem se cansa de Londres, ele está cansado da vida, porque há em Londres tudo o que a vida pode trazer”.

 

Acompanhe o Blog e curta Gui Por Aí no Facebook para acompanhar os próximos posts com detalhes incríveis sobre Londres e muito mais!

 

Participe e mande sua história ou suas dúvidas no e-mail abaixo

Please reload

  • Facebook Limpa
  • Instagram Limpa
  • Twitter Clean
DESTAQUE

Bolívia!

29.01.2016

1/10
Please reload

PARA IR ALÉM
PESQUISA
 POSTS RECENTES 
Please reload

ARQUIVO
Please reload

BUSCA POR TAGS